12 de dez. de 2010

Jogo dos 7 erros - erros nos atendimentos de saúde


Descobrir os 7 erros neste joguinho é muito fácil.

Agora distinguir as diferenças entre 2 frascos praticamente idênticos requer um pouco mais de destreza!

Em São Paulo, mais um erro fatal tirou a vida de Stéphanie dos Santos Teixeira, 12 anos. Com um quadro clínico típico de virose, a pequena paciente recebeu a indicação medicamentosa de soro fisiológico no tratamento de uma desidratação. Entretanto, por engano, recebeu vaselina líquida em sua corrente sanguínea.

Realmente os frascos são muito parecidos. E segundo o advogado da auxiliar de enfermagem responsável pela aplicação, a etiqueta foi identificada com o mesmo tipo de letra e a posição e a diagramação no recipiente eram idênticas.


Embora encontremos algumas dificuldades naquelas prescrições ilegíveis e em rótulos semelhantes, todos os profissionais que estão envolvidos no atendimento ao paciente devem ser treinados, orientados e capacitados para distinguir um tratamento equivocado do correto.

E mais, o ambiente de trabalho pesado, com cargas horárias exaustivas, falta de incentivo e reconhecimento, e baixos salários comprometem qualquer terapia eficaz.

Enquanto não estabelecemos melhorias de trabalho e qualificação profissional, mais erros primários e outras perdas irreversíveis ocorrerão.

Autor: João Emanuel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário