22 de mai. de 2011


Prezados seguidores do Mundo Pharma,

Devido às inconveniências técnicas este blog estará temporariamente desatualizado.

Peço compreensão e agradeço a atenção de todos.

Atenciosamente,
João Emanuel.


1 de mai. de 2011

A crise na saúde suplementar




Nos últimos tempos são inúmeras as notícias envolvendo a saúde suplementar privada, reclamações de usuários, médicos, redes credenciadas e operadoras. Alguns põem a culpa nas operadoras, outros nas redes ou ainda no governo. Mas, até o momento, não há nenhuma solução apresentada que possa favorecer a todas as partes envolvidas. Enquanto isso, os beneficiários e os médicos são os principais lesados em meio a este conflito.

Essa realidade está fazendo surgir um movimento voluntário de descredenciamento de médicos nas operadoras de planos de saúde, fazendo-os migrar para o atendimento particular, motivado pelo valor muito baixo repassado pelas operadoras aos médicos, relativos às consultas e aos tratamentos. Se esse fato persistir, o acesso aos serviços de saúde de qualidade se tornará algo ainda mais restrito para a maioria da população, ou seja, apenas para aqueles que possuem condições financeiras de arcar com uma consulta no valor médio de R$ 200.

O que fazer então? Antes de compreender a crise que está ocorrendo com a saúde suplementar privada, é preciso fazer uma análise do sistema de saúde público, o SUS. Segundo a última pesquisa do IBGE, realizada em 2010, a população total do Brasil é 190.732.694, deste valor apenas 45.570.031 (dado da ANS 2010) pessoas possuem planos de saúde. Portanto, o SUS precisa fornecer assistência médica satisfatória a 145.162.663 pessoas.

A parte da população brasileira que precisa de assistência pública sofre com o descaso no atendimento e tratamento. Enquanto o governo não investir e criar formas de atender toda população brasileira, oferecendo serviço de saúde com dignidade e qualidade, o problema só irá persistir.

Se o Brasil fizesse uma análise do sistema público de saúde da Inglaterra poderia aprender bastante. A NHS (Nacional Health Service) é considerada a maior estrutura de saúde pública no mundo, pois oferece atendimentos e tratamentos de qualidade a população. Os planos de saúde são caros como no Brasil, mas por confiar no sistema públicos, as pessoas recorrem sempre ao NHS. Algo que poderia acontecer por aqui, se não houvesse conflitos de interesses.

Em toda troca de governo temos a esperança de que essa realidade irá mudar, mas até agora, os avanços são muito tímidos. Portanto, antes de se posicionar contra a saúde suplementar privada em nosso país, lembrar que ela é apenas um reflexo de inúmeros fatores que precisam ser revistos, principalmente do SUS que não consegue suprir as necessidades de saúde da população que é um direito constitucional e coloca o ônus nas operadoras de saúde através das inúmeras solicitações que saem do “saco da maldade” da Agência Nacional da Saúde.

Autor: Henrique Oti Shinomata

Homeopatas lutam contra preconceito




Pesquisa do Ibope apontou que 53% dos brasileiros aprovam os tratamentos homeopáticos. Apesar disso, os médicos que optam por esse tipo de tratamento dizem que ainda sofrem preconceito por parte de alopatas. 


"Muitos médicos pensam que é algum tipo de crença, ou coisa de gente ignorante. Dizem isso por não saber do que se trata", afirmou a homeopata e professora da Faculdade de Medicina do ABC Elizabeth Zapater, 57 anos.



Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a homeopatia, tratamento natural à base de compostos vegetais, animais e minerais, é o segundo sistema médico mais usado no mundo. Reconhecido como especialidade médica no Brasil desde 1980, esse tratamento ainda é pouco aceito pelos médicos mais antigos. "Pela comprovação científica ter chegado há pouco tempo, muitos doutores ainda pensam que a homeopatia tem uma ação empírica. O que não é verdade", disse o naturólogo José Dorgival, 58.


Dorgival, que é fundador do Centro de Terapias Naturais Sant''anna, não condena esse pensamento dos médicos. Segundo o naturólogo, é normal que esses doutores sejam contra algo que eles não estudaram.


Elizabeth, que é homeopata desde 1986, é coordenadora do Ambulatório de Homeopatia da Faculdade de Medicina do ABC, que completará cinco anos em 2011. Todas as quartas-feiras, a médica e mais 24 alunos disponibilizam atendimentos gratuitos à população na universidade. São realizadas de cinco a seis consultas por dia. Cada uma tem duração que varia entre 40 minutos e uma hora.


A médica homeopata critica a discussão do tratamento no País. "É claro que pode-se gostar ou não de homeopatia. Mas, muitas vezes, esse tratamento é condenado sem que as pessoas conheçam. E não fazem isso com os outros tratamentos."


Elizabeth disse que a ideia de fundar o ambulatório na Faculdade de Medicina do ABC é justamente para levar esse conhecimento para estes alunos. "Não quero formar homeopatas, e sim mostrar um caminho."


A proposta vem conquistando alunos, que sugeriram a Elizabeth que formasse a Liga de Estudos Homeopáticos. "Ia desistir da medicina, pois não estava me satisfazendo. Quando conheci a homeopatia, voltei a tomar gosto pela profissão. Aqui vi o jeito que o ser humano merece ser tratado", disse a estudante Maria Fernanda, 23.


VANTAGENS
A fundadora do Ambulatório de Homeopatia da Faculdade de Medicina do ABC disse que a maior procura pelo tratamento vem de pessoas que tentaram outros e não obtiveram sucesso.


O estudante Matheus Alves, 11, filho da dona de casa Cicera Ribeiro Alves, 42, é um desses casos. "Meu filho era muito nervoso, estressado, e não tinha bom rendimento na escola. Procurei todo o tipo de tratamento, mas só com a homeopatia obtive uma resposta positiva", comentou a mãe.


O naturólogo José Dorgival citou as principais vantagens do tratamento. "O maior benefício da homeopatia é o baixo custo e a não intoxicação do organismo", finalizou.

Acupuntura tem mais espaço entre profissionais do Brasi.


A acupuntura não sofre do mesmo dilema por que passa a homeopatia. Muitos médicos alopatas receitam o tratamento à base de agulhas para a cura do paciente. "Diferentemente da homeopatia, a acupuntura é estudada há 6.000 anos. Por isso os médicos já confiam", declarou o naturólogo José Dorgival.


O médico acupunturista Nelson Belloto Júnior, 46 anos, professor da Faculdade de Medicina do ABC, disse que os mecanismos de ação da acupuntura são mais elucidados do que os da homeopatia, e por isso a compreensão dos médicos é maior. O professor disse que 80% dos tratamentos realizados são a partir de encaminhamento de outras especialidades.


Belloto Júnior também contou que o principal erro dos alopatas é acreditar que a acupuntura é um tratamento que funciona somente contra a dor. "Atuamos em todas as especialidades. É preciso uma análise de cada paciente para saber como funcionará o tratamento."


O professor disse que realiza de 20 a 25 atendimentos por dia no Ambulatório de Acupuntura da Faculdade de Medicina do ABC, que está aberto às quartas-feiras, a partir das 18h.


Diferentemente da homeopatia, a acupuntura é disciplina optativa do curso de Medicina na Faculdade de Medicina do ABC desde 2003. Segundo o médico Leandro Teixeira, a desistência dos pacientes é mínima. "Quase todos aprovam", disse Teixeira, ao ressaltar que o tratamento é realizado apenas após prescrição médica.


A analista de recursos humanos Maíra Simionato, 22, é um desses casos. Após passar por diversos médicos e ficar afastada do trabalho por um mês, devido a uma hérnia de disco, Maíra iria operar, quando foi aconselhada a praticar acupuntura. "Passou a dor, não precisei operar e agora pratico toda semana. Estou muito melhor", comentou.


Consumo de fitoterápicos é alto no País

Medicamentos fitoterápicos têm boa aceitação entre a população brasileira. Muitos médicos alopatas receitam somente esses medicamentos naturais para seus pacientes. Porém, é muito difícil achar algum fitoterapeuta em atividade.


A nutricionista Paula Cavalini fez um curso de fitoterapia, e não sabe dizer se existe algum médico fitoterapeuta. "Só conheço pessoas iguais a mim, que trabalham em uma função específica e receitam somente medicamentos fitoterápicos."


Paula afirmou que os remédios fitoterápicos não têm contraindicação e podem ser consumidos por qualquer pessoa. "Desde que seja usado corretamente", comentou. Assim como nos outros tratamentos naturais, cada caso tem de ser verificado separadamente. O naturólogo José Dorgival cita que a ação breve e eficaz também são as principais qualidades desses medicamentos.


No caso dos remédios nutricionais, o medicamento fitoterápico é a solução após muitas proibições de certos medicamentos alopáticos. "Percebi que faltava alguma coisa. Então, após estudar bastante, optei por receitar esses remédios naturais", disse Paula.


A empresária Patrícia Helena Xaves, 30, aprovou o tratamento que realiza desde 2004. "Já tinha tomado de tudo para tentar emagrecer. Depois que comecei o tratamento à base de remédios naturais, tive resultado e não larguei mais."

Fonte: Diário do Grande ABC

Oportunidades - 25/04 a 01/05




VAGA DE EMPREGO FARMACÊUTICO ANALISTA DA GARANTIA DE QUALIDADE JR - MG
Desejável experiência em SAP;
Conhecimento das legislações sanitárias vigentes;
Conhecimento em Informática;
Inglês Intermediário;
Boas noções de BPF e medicamentos;
Classificar e fazer fallow up junto aos departamentos envolvidos para rotina do controle de mudança;
Controlar e rastrear documentação técnica.
Interessados encaminhar currículo: talentosatitude@yahoo.com.br

VAGA DE EMPREGO FARMACÊUTICO ANALISTA DO CONTROLE DE QUALIDADE PL - MG
Experiência mínima de 03 anos em Controle de Qualidade
Conhecimentos Necessários:
Conhecimento em equipamentos analíticos e técnicas com cromatografia líquida, dissolução, cromatografica de camada delgada, espectrofotometria, HPLC;
Domínio em informática;
Inglês intermediário
Principais atividades:
Análise de matéria-prima, e produto acabado.
Interessados encaminhar currículo:
talentosatitude@yahoo.com.br

VAGA DE EMPREGO FARMACÊUTICO COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO - BELO HORIZONTE
Superior em Farmácia ou Química
Experiência na área de desenvolvimento de produtos farmacêuticos ou cosméticos
Vaga na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Enviar CV para rhfarmacia6@gmail.com

VAGA DE EMPREGO FARMACÊUTICO COORDENADOR DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS - BELO HORIZONTE
Superior em Farmácia, Direito ou Química
Experiência na área regulatória de indústria farmacêutica
Vaga na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Enviar CV para rhfarmacia6@gmail.com

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
Empresa: Nature Derme pharmacia de manipulação
Site: www.naturederme.com.br
Telefone: (31)32737462
E-mail: juliana@naturederme.com.br
Horário: 8 as 18hs
Bairro: centro sul
Cidade: Belo Horizonte
Observações: experiência mais de 2 anos na área de manipulação.

FARMACÊUTICO ANALISTA DA GARANTIA DE QUALIDADE JR
E-mail: do.selecao@grupocimed.com.br
Cidade: Belo Horizonte
Requisitos da vaga:
Graduado(a) em farmácia. Disponibilidade de mudança
Responsabilidades: Participar da elaboração do relatório mensal de atividades realizadas; Elaborar, formatar, controlar e rastrear documentação técnica que compõe o sistema da garantia da qualidade; Levantar necessidade, elaborar e ministrar treinamentos; Realizar auditorias externas junto aos fornecedores de diferentes insumos e notificar em casos de desvio; . Atualizar periodicamente a listagem de fornecedores e fabricantes com fornecimento ativo; . Receber e orientar visitas técnicas; Acompanhar "in loco" os processos produtivos, coletas, amostras e interpretar os resultados obtidos, referentes à validação de limpeza, processos e sistemas; Elaborar relatórios dos resultados de monitoramento de sistemas de água purificada e de outras utilidades que se fizerem necessários; Levantar dados de lotes produzidos a fim de avaliar necessidade de revalidação; Codificar, classificar e fazer follow up junto aos departamentos envolvidos para rotina do controle de mudanças; Agendar calibração dos instrumentos, executar testes de qualificação de equipamentos, bem como avaliar sua conformidade com o projeto; Realizar a conferência dos dossiês de produtos que incluem Ordem de Fabricação, Ordem de Embalagem e laudo do Controle de Qualidade; Pesquisar em farmacopéias e literaturas para entendimento a aplicação; Manter-se atualizado em relação às legislações sanitárias, normas, publicações vigentes e específicas da área; Trabalhar seguindo as normas de segurança, higiene e boas práticas de fabricação.
Interessados encaminhar currículo com pretensão salarial: do.selecao@grupocimed.com.br

DIRETOR TÉCNICO TITULAR PARA FARMÁCIA DISPENSAÇÃO
Empresa: DROGARIA NICOLE LTDA
Telefone: (031) 3333-8973
E-mail: drogarianicole@yahoo.com.br
Cargo: Diretor Técnico Titular para Farmácia Dispensação
Horário: 8:00 às 11:00/13:00 às 18:00hs.
Bairro: Amazonas
Cidade: Contagem
Observações: para contratação imediata. falar com Roberto

SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Cargo: Supervisor de produção.
Descrição da Função: Supervisão dos funcionários de setor de produção, treinamentos internos, garantia de qualidade, controle de ordens de produção, manipulação de produtos de cosméticos e outras relacionadas ao cargo em questão.
VAGA: 01.
LOCAL: Belo Horizonte/MG.
ESCOLARIDADE EXIGIDA: Possui curso técnico em Química Industrial ou curso superior em farmácia ou engenharia química.
SEXO: AMBOS.
IDADE: ATÉ 35 ANOS.
EXPERIÊNCIA: comprovada em CTPS de no mínimo 2 anos.
ÁREA DE ATUAÇÃO: ter comprovado em CTPS, o vínculo empregatício anterior em IND. DE COSMÉTICOS.
REMUNERAÇÃO: À combinar.
Enviar cv para rh@mutari.com.br

TÉCNICO EM QUÍMICA
Descrição da vaga: Com experiência no setor de manipulação de cosméticos / Ambos sexos / Idade até 35 anos / perfil de liderança / pontualidade / dinamismo.
Encaminhar currículum: rh@mutari.com.br

VENDO FARMACIA DE MANIPULAÇÃO - BH 
Nome: Jacqueline Triginelli
E-mail: jactriginelli@hotmail.com
Telefone: 8540.1282
Farmácia de manipulação com 18 anos de mercado na região sul de BH.

VENDA DE DROGARIA NO SUL DE MG  
Nome: Gustavo
E-mail: avenida.drogaria@yahoo.com.br
Telefone: (35) 88641727
Vendo drogaria nova (6 meses de funcionamento) no sul de MG. Valor 38 mil. Aceito carro no negócio. Motivo da venda, mudança de estado.

VENDA DE APARELHOS
Nome: nilson altivo braga de castro
E-mail: nilson.abc@hotmail.com
Telefone: (32) 84731987
Vendo 1 microscópio coleman 1 espect. celm didital 1 espewct. colemam analógico 1 estufa 1 banho maria 1 centrifuga e vidrarias preço 5.600,00 aceito proposta.

COMPRO DROGARIA EM BH 
Nome: Filipe Vargas
E-mail: filipevargas7@hotmail.com
Telefone: (31)9696-6833
Compro Drogaria em Belo Horizonte e região.

VENDA - FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO                             
Nome: Adriana
E-mail: adrianamaiafarmacia@terra.com.br
Telefone: (31)87287806 / 3222-9223/34933728
Vendo farmácia de manipulação,excelente localização. Ótimo preço!!

VENDO DROGARIA - SARZEDO/MG
Nome: DROGARIA
Telefone: (31)35774931
Vendo drogaria, localizada ao lado do correio de Sarzedo MG. Clientela formada, instalações novas.

VENDO FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO NA SAVASSI
Nome: Juliana
E-mail: sac@studiopharma.com.br
Telefone: (31) 8782-9542 / (31) 3281-1440
Vendo farmácia de manipulação na Savassi em ótimo ponto na Av. do Contorno! Toda montada, mobiliário Lafaiete, monta carga, carteira de clientes formada e estoque de matérias prima.

VENDA DROGARIA - PIRANGA
Nome: Ari Silva de Morais
E-mail: moraisari@ig.com.br
Telefone: (31)99253775
Vendo drogaria na cidade de Piranga/MG, funcionando no mesmo local a mais de 20 anos. Motivo: mudança de cidade.